sexta-feira, 15 de abril de 2011

RELACIONAMENTO ABERTO: SERÁ MESMO UMA PROPOSTA INDECENTE OU APENAS JUSTIÇA!

As pessoas casam, quase todas, e perante à Deus, juram eterno amor, fidelidade até que a morte os separe. Juramento forte, mas jurado. Eu nunca conheci ninguém que tivesse levado isso a sério. Em todo minha vida só conheci pessoas de carne e osso mesmo, daquela marca de gente mentirosa, asquerosa, envolvida numa boa embalagem, selada em um laço de presente com sorrisos promissores. As pessoas juram, mas não cumprem e isso quase sempre acarreta em dores na nossa própria alma. Isso destrói não só sentimentos, mas sonhos e viver sem sonhar é quase não viver.
Traições, mentiras, covardias, omissões. Tudo isso faz parte da vida de quem tem um relacionamento e para sobrevivermos precisamos encontrar uma maneira de viver bem com isso. Mas será possível viver bem neste ambiente hostil e imundo?
Porque então as pessoas se casam? porque as pessoas juram o que não podem cumprir? porque fingem uma postura se por tras são outras, completamente diferente? Nesse contexto de revolta surgem as traições de ambos os lados. O traido que ainda não traia passa a trair numa tentative suissida de compreender a vida, talvez numa tentativa de tentar entender o outro, mas nos braços de outro. Muito confuso, muito complicado, muito escuro.
Algumas pessoas passaram a adotar em suas relacões o chamado relacionamento aberto. Que não é tão ruim assim quanto muitos tradicionalistas pensam. Ter um relacionamento aberto significa que você quer ficar com a pessoa que você casou, mas é sincero a ponto de ter outros relacionamentos fora do casamento e contar isso ao conjuge, assim como o outro também pode fazer o mesmo.
Parece uma grande putaria, né? E, é! Mas a putaria não é mais suja quando o seu parceiro(a) jura que não lhe trai e pelas costas lhe engana e lhe acovarda? A grande questão é aceitar numa boa quando o parceiro(a) sair com outra no dia que você estava mais precisando de um carinho. É, minha gente, o negócio é duro.
Talvez seja mais fácil se preparar para um relacionamento aberto que para uma traição. Afinal quem é que gosta de ser enganado? Mais fácil conviver com a verdade nua a destemidamente crua que com a fria traição. Todo mundo que trai merece ser traido. Todo mundo que mente merece ser enganado. Bom seria se nossos relacionamentos fossem com homens e mulheres puros e íntegros a ponto de nos fazer acreditar de volta no amor sincero e puro.
Li uma frase no perfil de uma grande amiga que dizia: " O sentimento de não-pertencimento tem me consumido... Os ideais já não são os mesmos. O conjunto mudou e nem no backing vocal me encaixo mais!". Demorei um tempo refletindo a respeito desta necessidade humana que é pertencer a alguém. É possível que essa necessidade seja a impulsionadora da vontade de casar que as pessoas tem, talvez seja somente para pertencer convencionalmente a alguém. Mas isso tem um preço e pagamos bem caro por isso. E o pagamento pode ser com chibatada nas costas ou com tapas forte na cara até furar os olhos com o gelado das mãos.
Se você já casou ou ainda vai casar pense bem na opção do relacionamento aberto. Pense com carinho, aproveite para pensar nisso enquanto os sentimentos ainda estão prevalecendo. Se possível formalizem com um documento a decisão para evitar surpresas matrimoniais futuras.
Ter um relacionamento aberto pode ser uma opção para quem já não acredita mais na fidelidade nem na lealdade humanas, afinal esses parecem ser sentimentos de animais irracionais e não de nós seres humanos.
Bom seria se encontrassemos pessoas dispostas a lutar por um amor limpo, por um amor sincero, ao menos justo. Acho que a vida seria muito melhor, daria para voltar a acreditar em papai noel ou quem sabe em Deus.

3 comentários:

  1. Perfeito. parabéns pelo texto, menina.Uma pena tanta amargura neste coração e quem nao tem suas marcas feitas na alma , ne!se precisar serei sempre ouvidos e coração p vc. basta chamar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, leitor. Fui apenas realista, não fantasiosa, ou quem sabe o texto não foi fruto de uma insanidade da madrugada?

    ResponderExcluir
  3. A realidade é dura mesmo, mas se o casal dialogar tudo passa sem transtorno, sem sofrimento. Trair parece ser interessante, mas ser traido parece o oposto. Cuidado...

    ResponderExcluir